25 de abril de 2009

Bem-Vindo ao Blog da Casa do Pessoal dos H.U.C.



Contactos:
Casa do Pessoal dos HUC
Apartado 9003
3001-301 - Coimbra

TelFax: +351 239 835 165
E-mail: casapessoal@huc.min-saude.pt

Blog: http://gecaphuc.blogspot.com

APRESENTAÇÃO


No momento de lançar este novo modo de comunicar com os sócios da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra, a sua Direcção saúda-os efusivamente, saudações que estende a todos os elementos dos Corpos Gerentes da Associação, actuais e anteriores. E fá-lo num momento que é crucial para a sobrevivência da nossa Casa do Pessoal, pelo menos nos moldes e com os objectivos com que vive desde a sua fundação, há 56 anos.
O futuro da Casa do Pessoal está em risco…na sua orgânica, no seu funcionamento e sobretudo na sua sustentabilidade financeira! Entramos num tempo que exige a participação de todos, na análise, na discussão e na decisão sobre o caminho a seguir perante as opções com que vamos ser confrontados a curto prazo. Porque todos não somos demais para defender aquilo que a nossa Associação tem sido, é, e pretende continuar a ser. Um veículo de convívio, de cultura, de lazer, de prática desportiva e, sobretudo, de apoio e de solidariedade a todos os seus associados, que o mesmo é dizer a todos os que trabalharam e trabalham nesta grande comunidade que é a dos Hospitais da Universidade de Coimbra.
A Direcção da Casa do Pessoal não pode nem deve assumir sozinha as decisões que terão de ser tomadas a curto prazo. Por isso apela a todos os sócios para que, através da sua Assembleia Geral a convocar para o efeito, assumam o direito que lhes compete o dever que têm de decidir o futuro da Associação.

Para isso contamos com todos.

A Direcção
HISTORICO



A CASA DO PESSOAL DOS HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA é uma estrutura associativa constituída há quase seis décadas e que tem mantido uma actividade regular e continuada, norteada por princípios de mutualismo e solidariedade, tendo assumido diversas iniciativas no sentido do desenvolvimento pessoal e da satisfação profissional dos seus associados. Essas iniciativas passam quer pelas actividades culturais, quer pelas recreativas, desportivas e de lazer, tendo, para além delas, funções de assistência social.
Durante os 56 anos da sua existência e funcionamento como espaço catalisador de vontades, teve como obreiros todos os que, directa ou indirectamente, dirigiram, sugeriram, praticaram modalidades, organizaram iniciativas, solicitaram serviços e ofereceram saber, desde o seu sócio fundador e grande dinamizador, o Dr. Coriolano Ferreira.

O processo de instalação/legalização da Casa do Pessoal dos HUC, como estrutura associativa, teve início na Assembleia Geral dos seus Fundadores, realizada a 2 de Abril de 1952, após “autorização do Excelentíssimo Director dos Hospitais”, com discussão e aprovação dos seus estatutos e nomeação da sua Comissão Instaladora, com é referido na 1ª Acta. Apesar de algumas dificuldades processuais é efectuado, a 8 de Janeiro de 1953, no Governo Civil de Coimbra, o registo dos Estatutos, havendo referência a uma distribuição de cargos pelos elementos da Comissão Instaladora, em Março de 1953.
Surge assim uma estrutura, “ criada para conceder ao pessoal dos HUC e seus familiares, benefícios de assistência social e aperfeiçoamento profissional, cultura, recreio, económicos ou de qualquer outra natureza “ como consta do artigo 1º dos seus estatutos que, 56 anos volvidos, se mantém actual e actuante.
Contando como potenciais sócios da Casa do Pessoal os funcionários dos Hospitais da Universidade de Coimbra, da Escola de Enfermagem Ângelo da Fonseca e da Faculdade de Medicina, ligados funcionalmente a estes Hospitais, desde o início que são planeadas e realizadas
:

Actividades desportivas: ténis, ténis de mesa, basquetebol, voleibol, atletismo, pesca, futebol.

Actividades recreativas e culturais: Grupo Etnográfico, Coro Misto, Danças de salão, Saraus e festas do Hospital, Festas de Natal, Passeios turísticos, Encontros de canto e de dança.

Actividades Sociais: Creche / Jardim de infância, Cooperativa de abastecimento, Bolsas e subsídios de aperfeiçoamento e alojamento em Lar a estudantes de Enfermagem, Apoio a sócios em dificuldades.


Destas actividades, algumas foram já extintas por desadequadas. Outras mantêm-se com grande pujança e qualidade, como a Creche/ Infantário, hoje com cerca de 170 crianças; os Grupos de canto e dança; o Grupo de futebol; o Ginásio; o Restaurante.


Em 1996 concluiu-se a construção do edifício Sede e mais tarde do Parque Desportivo, o que exigiu um elevado esforço financeiro que rondou os 400.000 euros. Entretanto, por insuficiência face à procura e inadequação da estrutura existente na Rua de Tomar, iniciou-se a construção da actual Creche/Jardim de Infância que custou à Casa do Pessoal mais de 2.000.000 de euros, conseguidos com o recurso a crédito, em grande parte ainda em dívida. Inaugurada em Abril de 2002, pela então Ministra da Saúde Dr.ª Maria de Belém, tem uma lotação de 180 crianças e uma qualidade que é reconhecida.

Desde sempre apoiada financeiramente pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, inicialmente com receitas das portarias e dos óbitos e depois com o rendimento da exploração de bares e outros espaços, para além das quotas dos associados, a Casa do Pessoal tem desenvolvido um importante papel associativo e uma meritória actividade complementar da vida profissional dos funcionários dos HUC.
Continuar a trabalhar em prol destes objectivos - alicerçados nos princípios estatutários de desenvolvimento cultural e recreativo e de apoio social - para e com os seus mais de 2500associados, será a continuação de um trabalho diário iniciado há mais de cinco décadas ao lado dos Hospitais da Universidade de Coimbra.

ACTIVIDADES DESPORTIVAS, RECREATIVAS E CULTURAIS












Actividades desportivas:
Continua esta área a ser uma das mais procuradas pelos associados, quer para a prática individual quer para a prática de grupo na realização de provas e torneios internos, locais e regionais.

Futsal
É a prática mais desenvolvida. Ao longo do ano realizaram-se:
- Torneios internos de Inverno e de Primavera
- Torneio Inter-hospitalar de Casas de Pessoal ( 1º lugar)
- Torneio de Aniversário da Casa do Pessoal do CHC ( 1º lugar)
- Torneio da Câmara Municipal de Coimbra

Ténis
Continua a praticar-se a nível individual, mantendo-se o protocolo com o Clube de Ténis de Coimbra para a aprendizagem e a prática.

Tai-Chi
Modalidade de arte marcial chinesa, são universalmente reconhecidos os seus benefícios para a saúde física e mental dos praticantes. Iniciou-se a sua prática no sentido de se substituir ao Chi Kung, cujas aulas cessaram por falta de participantes.

Atletismo, Pesca, Cicloturismo, são actividades que tiveram já expressão significativa na actividade desportiva da Casa do Pessoal mas que, por falta de interesse dos sócios, apenas têm tido uma prática esporádica, concretamente no Dia de S. Jerónimo.

Ainda na área cultural continuaram a desenvolver-se outras actividades cuja prática vinha já de anos anteriores:

· Aulas de Inglês
· Aulas de Artes Decorativas
· Aulas de Danças de Salão
· Oficina de Música e Instrumentos Musicais
· Excursões e assistência a espectáculos musicais


CRECHE / JARDIM DE INFÂNCIA

Como nas restantes áreas em que se desenvolveu a actividade da Casa do Pessoal, procurámos que a vida e as actividades curriculares e extra curriculares da secção que é, no fundo, a mais representativa do carácter e dos objectivos da nossa Associação, decorressem com a normalidade e com a qualidade a que nos habituámos.
Foram muitas e diversificadas as actividades curriculares desenvolvidas ao longo do ano. Das extra-curriculares deu-se continuidade à prática da ginástica, da natação, do judo, do ballet, da música e do inglês. As actividades de expressão plástica, integradas no projecto “ Mãos Limpas, Mãos Seguras”, a convite da CHEI dos HUC, foram expostas no Infantário e também nos HUC.
Das actividades programadas no Processo Educativo, cujo lema continuou a ser” Coimbra é uma lição”, salientamos as Festas e comemorações de Carnaval, do Dia do Pai, do Dia da Mãe, dos Avós, do Dia da Criança, dos Finalistas, do S. Martinho. Realizaram-se visitas de estudo à Quinta Pedagógica, á Ludoteca do Dragão, ao Parque da cidade e ao Parque Verde, ao Museu da Água, ao Mosteiro de Santa Clara ao Basófias,
Em Setembro fez-se a abertura do ano lectivo com uma Festa de Boas Vindas. Fez-se uma exposição de trajes tradicionais de Coimbra e demonstração de danças regionais pelo Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal. Comemorou-se a “ Semana Cultural de Gastronomia de Coimbra” tendo-se feito, com a participação dos pais, uma exposição de receitas. No workshop “ Vamos aprender a confeccionar doces tradicionais”,as crianças aprenderam como se fazem alguns daqueles doces.
Em Dezembro foram expostos o Presépio e a Casa do Pai Natal e realizou-se a Festa de Natal da Creche / Jardim-de-infância, participando ainda o Infantário na organização da tradicional Festa de Natal da Casa do Pessoal dedicada aos dos filhos dos sócios.
Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos H.U.C.



O Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal dos Hospitais de Universidade de Coimbra, surge em Abril de 2003, por iniciativa da Casa do Pessoal dos HUC, no sentido de envolver os sócios em actividades culturais, nomeadamente a área da Etnografia e do Folclore. Tendo em conta algumas condicionantes a Casa do Pessoal decidiu fundar o grupo etnográfico, elegendo uma direcção para dirigir os seus destinos. O Grupo desde essa altura, tem desenvolvido um trabalho de investigação, recolha e pesquisa das tradições populares desde a região de Penacova passando por Coimbra até Montemor-o-Velho, área de abrangência dos HUC, particularmente no que respeita às danças, Cantares, músicas e trajos.Actualmente o Grupo Etnográfico é composto por cerca de 43elementos sendo na sua maioria funcionários da Instituição e sócios da casa do pessoal.Representa Trajes dos Finais do XIX desde a área do trabalho, com os trabalhadores agrícolas ligados ao Rio Mondego, os moleiros, barqueiro e lavadeira, ainda, as vendedeiras ambulantes de água, de frutas e legumes, arrufadas de Coimbra, da farrapeira aos camponeses dos campos do mondego, os futricas, romaria e feira.
Tem participado em Festivais, Festas e Romarias de Norte a Sul de Portugal. Representou Portugal em 2007 na Holanda. Organiza Encontros Ibéricos de Cultura Tradicional, e os Enconntros de Cantares do Cicilo Natalício.
No decorrente ano. Em Maio, vai pariticipar na Romaria Raigame em Ourense, Espanha, e, em Junho vai deslocar-se ao Luxemburgo.
ACITIVADES REALIZADAS EM 2008
Participou em 16 manifestações a nível local, regional e nacional:

- 19 de Abril – II Jornadas Internacionais de Enfermagem da Primavera
- 25 de Abril – Programa de comemorações do 25 de Abril, da CMC
- 18 de Maio – “ Viver com a Cultura – Périplo das Freguesias”
- 15 de Junho – Festas de Santo António dos Olivais, em Coimbra
- 04 de Julho - Cortejo Etnográfico nas Festas da Rainha Santa
- 25 de Agosto – Festas de Carapinheira do Campo
- 15 de Setembro – Feira do Artesanato, Santo António dos Olivais
- 21 de Setembro – Festa do Idoso, na Lousã
- 27 de Setembro –Festa de Boas Vindas, no Infantário da Casa do Pessoal
- 11 de Novembro – Festa dos Avós, no Infantário
- 29 de Novembro – Ciclo “ Cânticos de Natal” na Igreja de Sto António
- 06 de Dezembro - I Encontro de Cantares Natalícios, Castelo Branco
- 12 de Dezembro –“Ciclo de Música Antiga, Cânticos de Natal”, Coimbra
- 13 de Dezembro – Organização e participação no IV Encontro de Cantares do Ciclo Natalício”, em Coimbra
- 18 de Dezembro – Actuação no Jantar de Natal dos HUC, a convite do Conselho de Administração
- 20 de Dezembro-Convívio de Idosos, no Centro Paroquial da Pampilhosa.
ACTUAÇÕES E PERMUTAS AGENDADAS PARA 2009
- 03 de Janeiro - Encontro de Cantadores de Janeiras e Reis em Paranhos - Porto
- 04 de Maio - Festa das Mães na Creche da Casa do Pessoal dos HUC - Coimbra
- 10 de Maio - Festas do Espírito Santo, Santo António dos Olivais - Coimbra
- 16 e 17 de Maio - Romaria Raigame, Ourense - Espanha
- 04 a 09 de Junho - Participação nas Comemorações do Dia de Portugal - Luxemburgo
- 13 de Junho - Festival Internacional de Sousel - Alto Alentejo
- 04 de Julho - Cortejo Etnográfico - Coimbra
- 11 de Julho - Festival Nacional de Folclore de Sabroso de Aguiar - Trás-os-Montes
- 14 de Agosto - Noites de Verão - Coimbra
- 12 de Setembro - II Encontro Ibérico de Tradições - Coimbra - Organização: GECAPHUC
Grupo Coral da Casa do Pessoal dos H.U.C.


O Grupo Coral da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra é composto por 26 elementos, de ambos os sexos, distribuídos por quatro naipes.
Do seu repertório fazem parte diversos temas de música popular portuguesa e estrangeira, e litúrgica.
O Grupo Coral Iniciou a sua actividade em Outubro de 2004 sob a orientação do Maestro Rui Pedro Cruz.
2006 - Estreia oficial a convite do Centro de Cultura e Recreio dos C.T.T., no Centro Social de S. João – Freguesia de S. Martinho do Bispo, durante o evento “VIVER COM A CULTURA – Périplo pelas Freguesias 2006”. – 20 de Maio.
- II ENCONTRO DE COROS, a convite do Grupo Coral Caetanense e Junta de Freguesia. Neste Encontro, o Grupo participou em conjunto com o Grupo Coral de S. Caetano com a peça “Adeste Fideles”- Harmonia de M. Faria - 23 de Dezembro
2007 - IX Encontro Musical Inter-Hospitalar, organizado pela Casa do Pessoal do Hospital Distrital de Abrantes - 21 de Abril.
- Concerto de Solidariedade organizado pela Casa de Formação Cristã da Rainha Santa - Centro Paroquial de S. José, em Coimbra - 27 de Junho.
- Comemoração das ‘Festividades de S. Jerónimo’ – Padroeiro dos H.U.C., organizou e participou no I Encontro de Coros da Casa do Pessoal dos HUC. – 29 de Setembro.
- Festa da Arte, que decorreu na Lousã, organizada pelo Movimento Artístico de Coimbra -12 de Outubro.
- Concerto “Cantar o Natal”, inserido na iniciativa “Viver com a Cultura – Périplo pelas Freguesias”, na Igreja de Santo António dos Olivais a convite do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra – 16 de Dezembro.
2008 - Concerto da Primavera de Oiã, organizado pela Junta de Freguesia de Oiã – 19 de Abril.
-X Encontro Musical Inter-Hospitalar, organizado pela Casa do Pessoal do Hospital Distrital de Guimarães – realizador em 7 de Junho.
- Participou nos Concertos “Cantar o Natal” a convite do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, no dia 4 de Dezembro no Centro Comercial Dolce Vita, e no dia 5 de Dezembro no Mosteiro de Celas em Coimbra, integrado numa mostra de Doçaria Conventual.
- Organizou e participou no II Encontro de Coros dos Hospitais da Universidade de Coimbra, realizado em 20 de Dezembro, na Igreja de Santo António dos Olivais em Coimbra.

Convites para participar em Eventos a realizar em 2009

-XI Encontro Musical Inter-Hospitalar, organizado pelo Grupo Cultural e Recreativo do Hospital de São João, do Porto – a realizar em 18 de Abril.
-Convidado para integrar concertos a realizar no âmbito da iniciativa “Viver com a Cultura – Périplo de Espectáculos pelas Freguesias”, que decorrem de 20 de Março a 03 de Outubro 2009.
-I Encontro de Coros, organizado pelo Município de Coimbra (Departamento de Cultura) e o Coro Municipal Carlos Seixas, a realizar nos dias 23 e 24 de Maio, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.
- Concerto organizado pelo Grupo Coral de Ponte de Sor, em Ponte de Sor, no dia 5 de Julho.

Curriculum Vitæ do Maestro Rui Pedro Cruz
Rui Pedro Figueira da Cruz, nasceu em Coimbra, em 5 de Julho de 1977. Obteve a sua formação em piano, órgão sacro e canto pelo Conservatório de Música de Coimbra, onde também, em 1998, fez parte do Coro da Câmara de Coimbra como Director Artístico.
Fez o curso de Direcção de Coros de Música Sacra, em Fátima, sob a direcção de Hubert Velten.
Simultaneamente, exerce a função de Maestro no Coro de São Caetano – Cantanhede (desde 2001), no Coro do CDCR dos CTT (desde 2002) e no Coro dos HUC (desde 2004). É Professor no Instituto Santo Inácio de Loyola – CAIC, onde é membro responsável da Escola de Música e da disciplina de Educação Musical.