25 de abril de 2009

CRECHE / JARDIM DE INFÂNCIA

Como nas restantes áreas em que se desenvolveu a actividade da Casa do Pessoal, procurámos que a vida e as actividades curriculares e extra curriculares da secção que é, no fundo, a mais representativa do carácter e dos objectivos da nossa Associação, decorressem com a normalidade e com a qualidade a que nos habituámos.
Foram muitas e diversificadas as actividades curriculares desenvolvidas ao longo do ano. Das extra-curriculares deu-se continuidade à prática da ginástica, da natação, do judo, do ballet, da música e do inglês. As actividades de expressão plástica, integradas no projecto “ Mãos Limpas, Mãos Seguras”, a convite da CHEI dos HUC, foram expostas no Infantário e também nos HUC.
Das actividades programadas no Processo Educativo, cujo lema continuou a ser” Coimbra é uma lição”, salientamos as Festas e comemorações de Carnaval, do Dia do Pai, do Dia da Mãe, dos Avós, do Dia da Criança, dos Finalistas, do S. Martinho. Realizaram-se visitas de estudo à Quinta Pedagógica, á Ludoteca do Dragão, ao Parque da cidade e ao Parque Verde, ao Museu da Água, ao Mosteiro de Santa Clara ao Basófias,
Em Setembro fez-se a abertura do ano lectivo com uma Festa de Boas Vindas. Fez-se uma exposição de trajes tradicionais de Coimbra e demonstração de danças regionais pelo Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal. Comemorou-se a “ Semana Cultural de Gastronomia de Coimbra” tendo-se feito, com a participação dos pais, uma exposição de receitas. No workshop “ Vamos aprender a confeccionar doces tradicionais”,as crianças aprenderam como se fazem alguns daqueles doces.
Em Dezembro foram expostos o Presépio e a Casa do Pai Natal e realizou-se a Festa de Natal da Creche / Jardim-de-infância, participando ainda o Infantário na organização da tradicional Festa de Natal da Casa do Pessoal dedicada aos dos filhos dos sócios.