25 de abril de 2009

HISTORICO



A CASA DO PESSOAL DOS HOSPITAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA é uma estrutura associativa constituída há quase seis décadas e que tem mantido uma actividade regular e continuada, norteada por princípios de mutualismo e solidariedade, tendo assumido diversas iniciativas no sentido do desenvolvimento pessoal e da satisfação profissional dos seus associados. Essas iniciativas passam quer pelas actividades culturais, quer pelas recreativas, desportivas e de lazer, tendo, para além delas, funções de assistência social.
Durante os 56 anos da sua existência e funcionamento como espaço catalisador de vontades, teve como obreiros todos os que, directa ou indirectamente, dirigiram, sugeriram, praticaram modalidades, organizaram iniciativas, solicitaram serviços e ofereceram saber, desde o seu sócio fundador e grande dinamizador, o Dr. Coriolano Ferreira.

O processo de instalação/legalização da Casa do Pessoal dos HUC, como estrutura associativa, teve início na Assembleia Geral dos seus Fundadores, realizada a 2 de Abril de 1952, após “autorização do Excelentíssimo Director dos Hospitais”, com discussão e aprovação dos seus estatutos e nomeação da sua Comissão Instaladora, com é referido na 1ª Acta. Apesar de algumas dificuldades processuais é efectuado, a 8 de Janeiro de 1953, no Governo Civil de Coimbra, o registo dos Estatutos, havendo referência a uma distribuição de cargos pelos elementos da Comissão Instaladora, em Março de 1953.
Surge assim uma estrutura, “ criada para conceder ao pessoal dos HUC e seus familiares, benefícios de assistência social e aperfeiçoamento profissional, cultura, recreio, económicos ou de qualquer outra natureza “ como consta do artigo 1º dos seus estatutos que, 56 anos volvidos, se mantém actual e actuante.
Contando como potenciais sócios da Casa do Pessoal os funcionários dos Hospitais da Universidade de Coimbra, da Escola de Enfermagem Ângelo da Fonseca e da Faculdade de Medicina, ligados funcionalmente a estes Hospitais, desde o início que são planeadas e realizadas
:

Actividades desportivas: ténis, ténis de mesa, basquetebol, voleibol, atletismo, pesca, futebol.

Actividades recreativas e culturais: Grupo Etnográfico, Coro Misto, Danças de salão, Saraus e festas do Hospital, Festas de Natal, Passeios turísticos, Encontros de canto e de dança.

Actividades Sociais: Creche / Jardim de infância, Cooperativa de abastecimento, Bolsas e subsídios de aperfeiçoamento e alojamento em Lar a estudantes de Enfermagem, Apoio a sócios em dificuldades.


Destas actividades, algumas foram já extintas por desadequadas. Outras mantêm-se com grande pujança e qualidade, como a Creche/ Infantário, hoje com cerca de 170 crianças; os Grupos de canto e dança; o Grupo de futebol; o Ginásio; o Restaurante.


Em 1996 concluiu-se a construção do edifício Sede e mais tarde do Parque Desportivo, o que exigiu um elevado esforço financeiro que rondou os 400.000 euros. Entretanto, por insuficiência face à procura e inadequação da estrutura existente na Rua de Tomar, iniciou-se a construção da actual Creche/Jardim de Infância que custou à Casa do Pessoal mais de 2.000.000 de euros, conseguidos com o recurso a crédito, em grande parte ainda em dívida. Inaugurada em Abril de 2002, pela então Ministra da Saúde Dr.ª Maria de Belém, tem uma lotação de 180 crianças e uma qualidade que é reconhecida.

Desde sempre apoiada financeiramente pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, inicialmente com receitas das portarias e dos óbitos e depois com o rendimento da exploração de bares e outros espaços, para além das quotas dos associados, a Casa do Pessoal tem desenvolvido um importante papel associativo e uma meritória actividade complementar da vida profissional dos funcionários dos HUC.
Continuar a trabalhar em prol destes objectivos - alicerçados nos princípios estatutários de desenvolvimento cultural e recreativo e de apoio social - para e com os seus mais de 2500associados, será a continuação de um trabalho diário iniciado há mais de cinco décadas ao lado dos Hospitais da Universidade de Coimbra.