25 de abril de 2009

Grupo Coral da Casa do Pessoal dos H.U.C.


O Grupo Coral da Casa de Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra é composto por 26 elementos, de ambos os sexos, distribuídos por quatro naipes.
Do seu repertório fazem parte diversos temas de música popular portuguesa e estrangeira, e litúrgica.
O Grupo Coral Iniciou a sua actividade em Outubro de 2004 sob a orientação do Maestro Rui Pedro Cruz.
2006 - Estreia oficial a convite do Centro de Cultura e Recreio dos C.T.T., no Centro Social de S. João – Freguesia de S. Martinho do Bispo, durante o evento “VIVER COM A CULTURA – Périplo pelas Freguesias 2006”. – 20 de Maio.
- II ENCONTRO DE COROS, a convite do Grupo Coral Caetanense e Junta de Freguesia. Neste Encontro, o Grupo participou em conjunto com o Grupo Coral de S. Caetano com a peça “Adeste Fideles”- Harmonia de M. Faria - 23 de Dezembro
2007 - IX Encontro Musical Inter-Hospitalar, organizado pela Casa do Pessoal do Hospital Distrital de Abrantes - 21 de Abril.
- Concerto de Solidariedade organizado pela Casa de Formação Cristã da Rainha Santa - Centro Paroquial de S. José, em Coimbra - 27 de Junho.
- Comemoração das ‘Festividades de S. Jerónimo’ – Padroeiro dos H.U.C., organizou e participou no I Encontro de Coros da Casa do Pessoal dos HUC. – 29 de Setembro.
- Festa da Arte, que decorreu na Lousã, organizada pelo Movimento Artístico de Coimbra -12 de Outubro.
- Concerto “Cantar o Natal”, inserido na iniciativa “Viver com a Cultura – Périplo pelas Freguesias”, na Igreja de Santo António dos Olivais a convite do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra – 16 de Dezembro.
2008 - Concerto da Primavera de Oiã, organizado pela Junta de Freguesia de Oiã – 19 de Abril.
-X Encontro Musical Inter-Hospitalar, organizado pela Casa do Pessoal do Hospital Distrital de Guimarães – realizador em 7 de Junho.
- Participou nos Concertos “Cantar o Natal” a convite do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Coimbra, no dia 4 de Dezembro no Centro Comercial Dolce Vita, e no dia 5 de Dezembro no Mosteiro de Celas em Coimbra, integrado numa mostra de Doçaria Conventual.
- Organizou e participou no II Encontro de Coros dos Hospitais da Universidade de Coimbra, realizado em 20 de Dezembro, na Igreja de Santo António dos Olivais em Coimbra.

Convites para participar em Eventos a realizar em 2009

-XI Encontro Musical Inter-Hospitalar, organizado pelo Grupo Cultural e Recreativo do Hospital de São João, do Porto – a realizar em 18 de Abril.
-Convidado para integrar concertos a realizar no âmbito da iniciativa “Viver com a Cultura – Périplo de Espectáculos pelas Freguesias”, que decorrem de 20 de Março a 03 de Outubro 2009.
-I Encontro de Coros, organizado pelo Município de Coimbra (Departamento de Cultura) e o Coro Municipal Carlos Seixas, a realizar nos dias 23 e 24 de Maio, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.
- Concerto organizado pelo Grupo Coral de Ponte de Sor, em Ponte de Sor, no dia 5 de Julho.

Curriculum Vitæ do Maestro Rui Pedro Cruz
Rui Pedro Figueira da Cruz, nasceu em Coimbra, em 5 de Julho de 1977. Obteve a sua formação em piano, órgão sacro e canto pelo Conservatório de Música de Coimbra, onde também, em 1998, fez parte do Coro da Câmara de Coimbra como Director Artístico.
Fez o curso de Direcção de Coros de Música Sacra, em Fátima, sob a direcção de Hubert Velten.
Simultaneamente, exerce a função de Maestro no Coro de São Caetano – Cantanhede (desde 2001), no Coro do CDCR dos CTT (desde 2002) e no Coro dos HUC (desde 2004). É Professor no Instituto Santo Inácio de Loyola – CAIC, onde é membro responsável da Escola de Música e da disciplina de Educação Musical.